Mandioqueira - Schefflera morototoni

A mandioqueira (Schefflera morototoni) é uma árvore da familia Araliaceae, também conhecida como morototó, mucututu, matataúba, para-pará, marupá, marupá-uba-falso, pau-caixeta e sambacuim.

fm-digital-assets.fieldmuseum.org_1510_218_aral_sche_moro_cub_0472.jpg

Características

É uma árvore de grande porte, podendo chegar a 30 metros de altura e tronco de 60 a 90 centímetros de diâmetro. Sua madeira é usada na marcenaria em geral. O tronco é cilíndrico, reto, acinzentado e pouco tortuoso. Copa pequena, pouco ramificada, característica, umbeliforme com ramificação somente no ápice e, às vezes ampla, com galhos grossos. Folhas compostas, digitadas, com 7 a 15 folíolos glabros, oblongo-lanceolados ou elíptico-ovalados, base atenuada, ápice agudo, grandes, de 15 a 45 cm de comprimento e 6 a 18 cm de largura, distintamente discolores; pecíolo muito longo, de até 70 cm de comprimento. As flores são de cor bege ou bem claras, pequenas, numerosas, sésseis ou brevipediceladas, reunidas em umbelas dispostas em amplas panículas de umbelas situadas no fim dos galhos, de 10 a 25 cm de comprimento. O fruto é uma drupa carnosa, comprimida lateralmente, de base arredondada e ápice contornado pelo disco e coroado pelo estilete persistente e virado para trás, de coloração preto-azulada quando madura, de 4 a 12 mm de comprimento, encerrando normalmente 2 a 3 sementes achatadas, pequenas e rugosas.

Época de florada e frutificação

Floresce de novembro a fevereiro, no RS; de janeiro a fevereiro, no PR e RJ; de fevereiro a março, na BA; de março a abril, em MG; de março a julho, em GO; de maio a julho, em PE e de maio a outubro, no Pará. Os frutos amadurecem de janeiro a fevereiro, no RS; em março, em GO; de maio a setembro, em MG; de junho a outubro, no PR e PE; de agosto a novembro, no MT e PA; e de outubro a novembro, na BA e RJ.

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Anambés, araçaris, entre outros.

Ocorrência

Nativa da América do Sul, presente no Brasil desde a Floresta Amazônica até o Rio Grande do Sul.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Schefflera_morototoni

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231738/1/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-1-Mandiocao.pdf